Funções do mito
O mito tem como finalidade de acomodar e tranquilizar o Homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hóstil. Dá-lhe também confiança de quem, através das ações mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliar o Homem. Ele, de certo modo, fixa modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas.
O mito, portanto, é uma "primeira fala sobre o mundo", uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel, e cuja função principal não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
MÍTO DA CRIAÇÃO!!!!

Na Mitologia Iorubá o deus supremo é Olorun, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun.
Olorum criou o mundo, todas as águas, as terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e bichos de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.
Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra - era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.
Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da pofundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida.
MÍTOLOGIA YORUBA!!!!

Exú, ORIXÁ guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
Ogum, ORIXÁ do ferro, guerra, e tecnologia.
Oxóssi, ORIXÁ da caça e da fartura.
Logunedé, ORIXÁ jovem da caça e da pesca
Xango, ORIXÁ do fogo e trovão, protetor da justiça.
Xapanã(Obaluãe/Omulu), ORIXÁ das doenças epidérmicas e pragas.
Oxumarê, ORIXÁ da chuva e do arco-íris.
Ossaim, ORIXÁ das ervas medicinais e seus segredos curativos.
Oyá ou Iansã, ORIXÁ feminino dos ventos, relâmpagos, tempestade, e do Rio Niger
Oxum, ORIXÁ feminino dos rios, do ouro e amor.
Iemanjá ou Yemanjá, ORIXÁ feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana.
Nanã, ORIXÁ feminino dos pântanos e da morte, mãe de Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Ewá, orixás de origem daomeana.
Ewá, ORIXÁ feminino do Rio Ewá, senhora da vidência, a virgem caçadora.
Obá, ORIXÁ feminino do Rio Oba, uma das esposas de Xangô juntamente com Oxum e Iansã.
Axabó, ORIXÁ feminino da família de Xangô
Ibeji, Orixás gêmeos
Iroko, ORIXÁ da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
Egumgum, Ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás.
Iyami-Ajé, é a sacralização da figura materna.
Onilé, ORIXÁ relacionado ao culto da terra.
Orixá Nila (Oxalá) ou Obatalá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos
Ifá ou Orumilá-Ifá, Ifá é o porta-voz de Orunmila, ORIXÁ da Adivinhação e do Destino.
Odudua, ORIXÁ também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba.
Oraniam, ORIXÁ filho mais novo de Odudua.
Baiani, ORIXÁ também chamado Dadá Ajaká.
Olokun, ORIXÁ divindade do mar.
Olossa, ORIXÁ divindade das lagoas.
Oxalufon, ORIXÁ velho e sábio.
Oxaguiã, ORIXÁ jovem e guerreiro.
Orixá Okô, ORIXÁ da agricultura. Yalorixá Katia D'Oxum
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