1) Qual a diferença entre Umbanda e Candomblé?
Existem muitas diferenças. Para Umbanda os Orixás têm uma qualidade de Divindade. É uma Força Cósmica emanada pelo criador, que nunca viveu, nunca teve forma física; já para o Candomble o Orixá, tanto pode ser um ancestral, e desta forma,com qualidades humanas, como pode ser uma Força da Natureza. Aliás a semelhança está apenas no fato da Umbanda adotar os mesmos nomes, dados pelos negros Yorubás ao seu "objeto" de culto às Divindades.Nesta segunda condição, se enquadra melhor na definição de Orixá dada pela Umbanda.
No entanto, não devemos dizer que a Umbanda esteja certa e o Canbomble errado ou vice-versa. São conceitos diferente que possuem o mesmo nome.
O "Candomble origem", não aceita a incorporação de orixá ou de Falangeiros de Orixás, mas sim admite que apenas se "dance para os Orixás". Como para o Candomble o processo de incorporação só é possível através dos seres que já tiveram uma forma física, todas as Entidades cultuadas e reverenciadas pela Umbanda, são tratadas, pelo Candomble como "eguns".
A Umbanda atual , não aceita de forma alguma o sacrifício animal, pois para nós, o sangue é um fluido de extrema força ,enquanto dentro do corpo de um ser vivo, passando a ser de uma força poderosíssima, negativa, logo após ser retirado deste mesmo corpo, agora morto.Já no culto do candomble, seu axé está justamente no sangue vertido pelo corpo animal, o uso deste fluido de extrema força é muito exercido neste culto.
No caso da Umbanda, há um uso mágico de elementos da natureza. Ela utiliza, no processo da magia, os metais, as pedras, as ervas,as flores as essências, as fitas,velas, enfim todas as dádivas da natureza como ainda o mel, o leite,o suco de frutas, os legumes, verduras,cereais,vegetais e frutas.
O ponto central do culto na Umbanda, está na invocação dos Pretos velhos,Caboclos,Ibeijadas(crianças),Boiadeiros,Marinheiros,Mineiros, Ciganos, Exús e Pomba-Giras e tantas outras falanges menos cultuadas, porém não de menor importância, apenas com grau de evolução diferenciados.Já no Candomble o culto gira em trono das forças da Natureza.
O ponto central do candomble, canaliza sua atenção na figura do Sacerdote. Ele canaliza para si toda a força do Templo, devendo ser tratado com o máximo de respeito e total reverência. Muitas vezes os Sacerdotes e elementos de "Coroa Maior", são tratados como a encarnação de um Orixá.Todos os filhos de santo e toda a comunidade, devem à ele reverência, obediência incondicional.Já na Umbanda, a figura do Sacerdote é secundária, sendo culto e reverência prestado as Entidades.Há neste caso total, obediência e reverência às Entidades.Aos Sacerdotes são reservados muito respeito, e cooperação.
Podemos assim dizer que na Umbanda, cultuamos os Orixás e Entidades: "SANTOS" e que no Candomble cuida-se dos "SANTOS", isto é ,há um Zelador de Santos.
Veja que são filosofias bem distintas.No culto do candomble, tudo é possível para obter e manter o adepto em perfeita prosperidade, saúde e correspondência afetiva e amorosa.Já na Umbanda,o livre-arbítrio,seja para os adeptos, seja para quem quer que seja deverá ser sempre respeitado-é uma lei divina.
De acordo com o que pude pontuar e tantos outros existentes, já é o suficiente para se perceber que, Umbanda e Candomble são duas religiões completamente distintas, trazendo tão somente o nome, na linguagem Yorubá, de uma parte de sua liturgia, vinda de nossos ancestrais Negros.
Mas infelizmente o que vemos, em muitos Templos ou Terreiros são:"Umbandombles", que misturam rituais Umbandista com Candomblecistas, o que confunde as pessoas e o pior degenera ambas religiões, tão lindas como o Candomble e a Umbanda!
2) Porque existem pessoas que estão na Umbanda à anos e não incorporam e outras logo que chegam incorporam?
Em primeiro lugar existem vários tipos de Mediunidade, sendo a incorporação , apenas um deles, e em segundo lugar, tudo nessa vida está relacionada com o "Karma".Cada ser humano possui um Karma.
O Karma é a lei de "Ação e reação"; é a lei física que diz:" a toda ação corresponde uma reação contrária e em sentido oposto de igual força". Qualquer ato nosso gera um Karma, logo o tipo de mediunidade de cada é um problema do Karma de cada ser.
Veja a mediunidade é um problema Kármico.Somente pouquíssimos seres iluminados encarnados como Jesus, Sudarta Gautama, Krishima e outros, possuíram uma Mediunidade missionária.Nós seres humanos, cheios de erros, defeitos, problemas, possuímos apenas mediunidade Kármica.
Conta-se que a origem da mediunidade, está na Atlântida, quando os seres humanos daquela época mantinham ligações diretas com as divindades. Pelo mal uso desta qualidade, fechou-se um certo centro energético do corpo humano, denominado" Chakra frontal", abrindo-se imediatamente e conseqüentemente outro denominado "Plexo solar". Daí surge a nossa humanidade atual, com sérios problemas no tato com suas emoções e a perda da comunicação direta com as divindades.
Não podendo mais se comunicar com as divindades,de modo direto como antes esta passou a ser realizada de modo indireto, isto é através de um mediador, um Médium, que mudando seu nível de consciência,mental, consegue alcançar outros planos de manifestação.
De acordo com as necessidades Kármicas de cada um , surge assim os tipos de mediunidade.Veja bem, não há nenhum paralelo entre a incorporação e o avanço espiritual, ou evolução espiritual de cada ser humano. Cada um irá buscar karmicamente aquilo que melhor se adapte na sua busca de elevação espiritual.
Sem sombra de dúvidas, o caminho da espiritualidade, através da caridade, da prática mediúnica é talvez o mais rápido, porém é extremamente difícil, perigoso e cheio de armadilhas kármicas, levando muitas vezes os médiuns ao sofrimento da solidão, ao desespero em até à loucura, para aqueles que não estão preparados para sua prática.
3) Qual o motivo das Entidades se recusarem a dizer seus nomes?
Inicialmente devo dizer que o nome de uma Entidade, não é o mais importante. O que é realmente importante e relevante é o trabalho que irão realizar, e não um simples nome. O médium no início do desenvolvimento mediúnico, poderá captar várias Entidades, pois sua "antena" ainda não se encontra bem "ajustada".Assim, nenhuma Entidade, irá dizer que se apropriou de seu corpo, de forma a não induzir, seu amado aparelho a canalizar somente sua vibração. As Entidades são sábias e sabem a importância de todas as vibrações.No processo inicial do desenvolvimento muitas Entidades de Luz se aproximam do médium ao mesmo tempo,aos pouquinhos o médium aprende a sintonizar cada uma delas, no devido tempo.
Então é bem natural médiuns novatos incorporarem bem suas Entidades, mas no entanto não saberem seu nome. O fato de dizer o nome da Entidade denota em sinal de avanço no processo de desenvolvimento, devendo ser natural, as coisas devem vir sempre ao seu tempo, sem pressa, não devendo ser antecipado, sobre a pena de atrapalhar todo desenvolvimento.
4) Qual o sentido das Guias?Porque não podem ser tocadas por outras pessoas?
As guias são fios de contas, um objeto ritualístico que atrai uma determinada vibração ou força, sendo suas cores determinadas pela falange ou Orixá, ao qual foi consagrada. Ao ser colocada no corpo de um médium, ela cruza o chakra Coronário, ou seja, o ponto de energia mais importante de todo nosso corpo, localizado no alto de nossa cabeça, exatamente na posição da moleira do bebê recém nascido.As guias também tem a função de proteger o usuário do ataque de energias indesejáveis na gira.
Podemos dizer que as guias são assentamentos móveis, usados pelos médiuns. São uma espécie de mandalas para atrair a vibração das forças de determinado Orixá ou Falange. Seu uso vem do Tibet.
A quantidade de guias é determinada pela necessidade do médium, não havendo nenhuma correlação entre o número de guias e o desenvolvimento espiritual, daquele que as utiliza.
Sendo um objeto de uso particular e específico de cada um, esse não deve ser tocado por outras pessoas, pois que a energia de cada pessoa é diferente da outra.Cada vez que tocamos em uma guia, colocamos um pouco de nossa vibração e energia nela. Como essa guia foi feita por uma pessoa, para uso exclusivo dela, o fato de tocarmos nela, maculamos aquela energia. Uma vez maculada, a guia ao ser recolocada no médium irá cruzar o chakra Coronário, ponto energético tão importante, com energia maculada, isto é adversa.Com certeza isso não será benéfico ao médium.Veja bem, não importa, se a pessoa que tocou, tenha "boas energias", o fato é que por mais boa que seja sua energia, é diferente da do médium, dono da guia. Esse é o principal motivo para que ninguém toque nas guias do outro irmão, não macule esse objeto representante do sagrado.
5) Quais são os motivos que levam uma Entidade à escolher aquele determinado médium ou aparelho para trabalhar incorporada?
Como a mediunidade é um processo Kármico, são os motivos afinidades energética. Esses seres de Luz que hoje "trabalham" conosco, por alguma razão, já estiveram junto conosco em outras vidas. Como alcançaram em desenvolvimento espiritual muito maior que o nosso, agora vêm até nós para tentar resgatar nossa espiritualidade perdida, em algum lugar do passado.tudo é claro respeitando as leis do Karma e do livre-arbítrio de cada um, sem a qual não poderiam dispor de nosso corpo ou nossa energia.
6) Porque se deve entrar descalço e sem adornos no Templo?
Os pés são uma parte do corpo importantíssima na circulação de energias em nosso corpo físico. É justamente por esse ponto que é feito a descarga de todas as energias com a terra, sendo nosso "fio-terra". o Contato direto com o solo faz com que haja um "descarrego natural". este é um motivo pelo qual, ás vezes as entidades nos orientam a caminharmos descalços na grama, na terra, na areia da praia, entre outros.
Quanto as bijuterias, são feitas de ligas metálicas e funcionam como um grande ponto de atração para as mais diversas energias. De todos os metais a prata é ,sem dúvida , a que mais atrai energias negativas, sendo assim os matérias ritualísticos feitos desse material devem ser lavado regularmente. Ao trabalharmos com energia, os metais não devem ser utilizados sem critério, pois cada um possui sua função. Como não sabemos de antemão a finalidade de dado trabalho de nossa entidade, com determinada pessoa, é ideal que não portemos, nós nem os consulentes, nenhum tipo de adorno metálico consigo, pela influencia do metal na liga. Devo acrescentar que o ouro é o único metal que não oferece qualquer tipo de problema nos trabalhos ritualísticos, pois é um metal de grande expansão energética.
7) Porque soltar os cabelos durante as Giras?
Nossos cabelos são grandes antenas do nosso campo energético, prendê-los é o mesmo que limitar e dificultar o contato com às Forças com as quais queremos entrar em contato, daí ser sempre pedido para que soltemos nossos cabelos na corrente.
Os Faraós tinham por habito raspar suas cabeças totalmente e sempre, pois não queriam entrar em contato com nenhuma força de forma se manterem sempre em equilíbrio energético. É por esse motivo que nos rituais do Candomblé, que não se utilizam de faculdades mediúnicas, ainda se mantém o ritual de raspagem de cabeça de forma a cortar as antenas que facilitam o contato com as energias espirituais.
8) Qual a maneira correta de um consulente entrar para o corpo mediúnico de um Templo de Umbanda?
Inicialmente freqüentar as Giras de atendimento ao público do Templo, conversar com as entidades espirituais e após o ritual de imantação, solicitar permissão do ingresso na corrente de desenvolvimento, à entidade chefe do Templo.
9) Porque devemos pedir o que necessitamos as Entidades? Elas não deveriam saber de nossas necessidades?
Muitos seres humanos julgam uma entidade como se ela fosse o próprio Deus na terra. Uma entidade por mais evoluída que seja e por mais espiritualizada que possa estar ainda esta muito longe do poder de Deus. Somente ele tem o poder de entender tudo e estar em todos os locais ao mesmo tempo, de nos sentir e compreender por completo, em toda a nossa essência. Ele é o Pai. É lógico que comparados a nós seres rudes, imperfeitos e em evolução, uma Entidade, seja ela um exú, um caboclo, um oriental, um ibeji ou um preto-velho, é praticamente um fragmento de Deus, um representante do Pai na Terra, mas devemos lembrar que ele não é Deus.
De outra feita devemos nos lembrar da lei do Livre Arbítrio. Uma entidade mesmo que sentindo nossa necessidades momentâneas, nada poderá fazer senão for solicitada. Quanto mais evoluída e espiritualizada, menos intervenção fará na vida do médium em respeito a Grande Lei do Livre Arbítrio, um dos mais sagrados princípios.
Lembre-se "nada será feito a menos que seja solicitado e essa é nossa principal responsabilidade, uma entidade de luz só nos ajudará se for solicitada, do contrário respeitará nosso silencio. Isso faz com que o poder de nossas palavras diante de uma entidade de luz seja observado e bem direcionado para pedidos de crescimento físico e espiritual".
Outro fato é julgarmos que uma entidade, sabedora de nossas necessidades, tem obrigação de nos ajudar, nos abstendo da obrigação de solicitarmos a ajuda desejada, isso só demonstra uma enorme falta de humildade por nossas parte. É uma desculpa que buscamos para nossa arrogância, prepotência e falta de vontade de mudar. Além do mais é uma grande falta de bom senso e de coletividade, achar que nossos pequenos dramas e problemas pessoais, possam ser mais importantes que as grandes diretrizes a serem seguidas por nossos mestres espirituais.
Devemos ter em mente que algo tão nobre e importante é agradecer às dádivas recebidas e pelas que virão certamente a ser recebidas.
10) O que são assentamentos?
A feitura de um assentamento é algo que requer preparo espiritual de quem o faz , apoiado pelo sacerdote responsável pelo templo.
Um assentamento é como um imã , utilizado para atrair vibrações de determinados Orixás, falanges e ou entidades. Ele simboliza a presenças desses Orixás,falanges e ou entidades. no mundo da matéria.
Na confecção dos assentamentos, geralmente são utilizados: essências, metais, pedras, fitas,libações(bebidas) e materiais que são dádivas da natureza; como:o mel, flores,trigo,cereais,verduras,legumes,frutas e etc..Devo ressaltar que na Umbanda, em nossa ritualística, não se admite a utilização de qualquer energia oriunda de sacrifício ou do sangue de seres vivos : animais.
11) O que significa e representa as "casinhas", na entrada de um Templo?
As casinhas da entrada, pertence aos "guardiões".Elas representam o local para onde as forças são dirigidas. É para lá que são destinadas as forças telúricas, ou seja força de nosso plano de manifestação, o plano físico, pois temos responsabilidade com o meio que nos cerca ,não permitindo que energias adversas, fiquem "soltas" no espaço. Além do mais, qualquer trabalho de natureza espiritual, mediúnica, requer segurança, um fortalecimento na ligação dos médiuns com o planeta Terra, de vez que,na prática da caridade, da mediunidade, elevando o nível de consciência do médium, facilita seu desligamento, mesmo que temporário, com o mundo físico. Assim os assentamentos dos "guardiões", com seus elementos, trazem firmeza da energia de todos os médiuns, com o plano físico, além de e realizar a troca e limpeza energética se todos, que adentram no templo.
Por esses motivos pede-se que não se mantenha parados em frente das "casinhas", sem propósito, afim de não receber as forças de descarrego, dos trabalhos em andamento, além de não bloquear as forças que dela são emitidas.
12) O que representa a Cruz do Cruzeiro?
A cruz do cruzeiro representa a ascensão dos seres humanos aos planos mais sutis da manifestação.Para magia ela é o local onde há a manifestação das almas desencarnadas, é o local da manifestação do plano astral, mais próximo do plano físico e onde trabalham os Pretos-velhos, senhores e detentores de toda sabedoria do mundo.
13) Q que fazer para saber quais são os meus Orixás de coroa?
O ideal é dirigir-se a uma casa de Umbanda e fazer uma Ritual de Imantação, onde estarão assentadas todas as vibrações da Umbanda.Nessa feita o sacerdote responsável pelo Templo irá , através do jogo de Búzios,descobrir quais são as vibrações mais próximas de seu ser, isto é seus "pais de coroa".
Ser filho de certos Orixás, significa conhecer as duas forças Cósmicas principais que atuam sobre aquele dado ser humano.Todos nós trazemos em nossa essência, uma maior sintonia com duas Forças básicas do Cosmos: uma masculina(Pai) e outra Feminina(mãe).
Para nossa Umbanda qualquer outro método de verificação é pura especulação.
14) O que são os quatro elementos da Umbanda?
1-FOGO- representa o espírito, é a criação, a essência divina. É a Luz a chama que tudo dá vida e ilumina. Em nosso organismo é representado pelos Hormônios.
2-ÁGUA- representa a nossa emoção, nosso corpo astral e todas as ilusões da vida. Em nosso organismo é representado por todo os fluídos de nosso do nosso corpo. Todas as flores, plantas bem como a própria água, representam esse elemento.
3-TERRA- representa nosso corpo físico e toda a fartura e prosperidade do mundo material.Os cristais e o punhal simbolizam esse elemento.Em nosso organismo está representada pelos nossos ossos que sustentam nossa vida.
4-AR- representa nosso mental, nossa mente. Em nosso organismo, está representado pelo próprio ar que se move nos pulmões e promove a vida dentro de nós, os incensos, os defumadores, simbolizam esse elemento.
15) Em que consiste a "manipulação de Vibrações"?
Consiste no conhecimento da melhor forma de atrairmos determinada vibração, através dos ímãs vegetais,metais,pedras, essências, observação dos pontos cardeais e observação de formas geométricas na arriada do trabalho;do habitat;de modo a podermos melhor enviá-la à determinados ambientes e ou pessoas, vibração mais positiva possível.A manipulação vibrações é: saber como atrair e como enviar as vibrações o mais positivas possível à ambientes ou pessoas.
domingo, 18 de outubro de 2009
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