“UMBANDA TEM FUNDAMENTO É PRECISO SABER PREPARAR”
Nós umbandistas temos muito que fazer em nome de nossa religião, tamanha é a falta de conhecimento, infelizmente sofre tantos preconceitos.
Mas a Umbanda Sagrada é uma religião de tamanha grandeza e tão cristalina que quando bem estruturada, dentro de seu propósito, tendo em seu alicerce a Espiritualidade Maior que nos orienta e nos conduz e a proteção de nosso Pai Olorum, nos dedicamos com muito amor, formamos um exército forte e guerreiro em direção a Luz.
Sabemos que nossa trajetória aqui na terra é muito passageira por tanto,muito temos que fazer em um todo. Isso alem de muito estudo doutrinário, tem de expressar na conduta, sendo que a garantia do respeito aos princípios e a sua colocação em prática, requer moral, disciplina doutrinaria e individual, ensinamento, partilharmos conhecimentos adquiridos e verdadeiro, formando assim um conjunto de aprendizado e irmandade, pois somos irmãos e uma grande família.
Fazer parte desse exército requer muito mais! É necessário a sinceridade para consigo mesmo, olhando para dentro de si mesmo e tendo a capacidade de transceder o próprio Ego, onde seu “Eu” é o irmão de jornada.
Requer ainda, a conscientização de que o médium deve estudar muito, para aprender melhor o que seus guias lhe passam na vivência do fenômeno mediúnico e com isso, obter conhecimentos verdadeiros e concretos baseados na Doutrina da Verdadeira Umbanda Sagrada e seus Mistérios.
Os terreiros ou Abassás são verdadeiros Templos onde habitam Olorum e seus mistérios sagrados, na prática cotidiana é preciso que sejam modelos de virtude desta Doutrina de Umbanda.
A natureza, principalmente em seus pontos de força, é o espaço sagrado do Umbandista. Pela dificuldade de se cultuar Deus e Suas Divindades nos santuários naturais, foram criados os Templos.
Um templo tem uma função nobre, muito maior do que podemos imaginar ou ver com olhos carnais. Existe dentro do Templo um campo eletro-magnético criados pelas Irradiações Divinas que o inundam de essências religiosas despertadoras da fé. No seu lado etérico ou espiritual, cada Templo assemelha-se a uma célula viva, que ora se expande, ora se contrai, de acordo com as necessidades. Nossos Templos são espaços consagrados às Divindades e aos rituais religioso da Umbanda Sagrada.
O espaço físico do Templo acolhe aqueles que ali trabalham e os freqüentadores de suas atividades. Mas, cada Templo tem seu correspondente no espaço etérico, seu grau vibratório e magnético, semelhante a uma tela vibratória. Nesse espaço etérico específico, ressonarão todas as ações voltadas ao bem geral, iniciadas dentro do Templo, protegidas, amparadas e estimuladas pelos membros espirituais.
Sagrado é o Templo e sagrado deve ser os seus filhos umbandistas; silencioso e respeitoso, intregando-se em espírito às coisas de Deus Olorum e tornando-se Seu manifestador.
Nosso Templo é um espaço sagrado devemos ser reverentes, termos uma boa postura e religiosidade.
Sempre que adentramos em um Templo, devemos pedir licença e comportarmo-nos religiosamente, principalmente se ele for de nossa religião, pois é o local onde nos conectamos com o Divino Criador.
Não devemos levar nossos vícios para os espaço sagrados, devemos atermo-nos a nossa conduta nesses locais, que deve ser de extrema cerimonialidade, cuidado e respeito. Esse lugar é incompatível com conversas, brincadeiras, mexericos, comércio, vícios, futilidades, lixos e qualquer outra inconveniência. O Abassá (terreiro) é um espaço sagrado e não um clube de amigos.
Todos devem estar irmanados no amor, na fé e nas atitudes, pois a postura é o modo pelo qual Deus Olorum se manifesta por meio de cada um, para o seu semelhante. Portanto, nossa postura deve ter coerência com o “espelhar o Pai”.
Os praticantes de uma religião são membros de uma família e, em uma família desunida e em desarmonia, não se podem realizar grandes coisas. Portanto não deve haver conflito de autoridade, desrespeito com o chefe da casa, pois existe uma grande hierarquia e a autoridade máxima no espaço físico são os grandes sacerdotes Pai ou Mãe de Santo ( Babalorixás e Ialorixás ), jamais devemos ser desrespeitosos com os irmãos ou com o público.
O corpo de trabalho, além das atitudes adequadas, tem de estar em prontidão, em sintonia com o Chefe da casa. Deve ter a compreensão profunda do momento sagrado e bastante clareza da fronteira entre o profano e o sagrado.
No que diz respeito a infra-estrutura, temos consciência de que a maior parte de templos de Umbanda são pequenos, mas pequenos, médios ou grandes, todos precisam ter uma infra-estrutura adequada, como seu espaço, seus utensílios, seus médiuns e demais colaboradores, devidamente preparados.
Um Templo é uma organização e, como tal, tem de ter qualidade. Em uma organização ninguém pode responder “não sei”. Todos devem estar orientados, para que, ao receber qualquer pergunta por parte da assistência freqüentadores,possam responde-las ou leva-los até quem pode resolver seu problema.
A preparação do corpo mediúnico começa pelo esclarecimento sobre doutrina umbandista, a mediunidade, principalmente, sobre a importância do médium e do seu comportamento e concentração, antes, durante e depois dos trabalhos.
Os pontos importantes para a preparação corporal, mental, emocional e espiritual dos médiuns, requerem muita responsabilidade e grande propósito.
sábado, 17 de outubro de 2009
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