quinta-feira, 25 de junho de 2009

FUNDAMENTOS E COMEMORAÇÕES !


Os fundamentos da Umbanda.
§ Deus único – Olorum ou Zâmbi.
§ Tríplice aspecto – Energia / Vida / Consciência.
§ Sete progressos evolutivos, as sete linhas da Umbanda.

Contagem decrescente.
7ª. Linha dos Orixás.
6ª. Linha das encarnações humanas e Divinas.
5ª. Linha do Oriente.
4ª. Linha da Magia.
3ª. Linha das Almas.
2ª. Linha Sacerdotal.
1ª. Linha dos Devotos.
Saravá

COMEMORAÇÃO !

ORIXÁS NA UMBANDA!
Exu*
Santo Antônio
13 de Junho
Iansã
Santa Barbara
4 de Dezembro
Iemanjá
Nossa Senhora da Glória
15 de Agosto
Nanã
Nossa Senhora de Sant'Anna
26 de Julho
Oba
Joana d'Arc
30 de Maio
Obaluayê
São Roque
16 de Agosto
Ogum
São Jorge
23 de Abril
Oxalá
Jesus Cristo
25 de Dezembro
Omulu
São Lázaro
17 de Dezembro
Oxossi
São Sebastião
20 de Janeiro
Oxum
Nossa Senhora da Conceição
8 de deD ezembro
oxumare
São Bartolomeu
24 de agosto
Xango
São Geronimo
30 de Setembro

Panteão das Falanges e Seus Atributos
Como se pode ver na denominação das Falanges, a Umbanda tem em comum com Candomblé a crença em Orixás.
Porém, rejeitando a africanidade, os umbandistas não consideram Orixás como deuses, mas como "vibrações originais" emanadas da Consciência Suprema, Deus, naqueles tempos remotos da criação do Universo e do Planeta Terra. Na verdade, um conceito muito parecido com o dos Odus que, no Candomblé são as energias de onde provêm os Orixás, estes sim, deuses.
Sobre a palavra Orixá, muitos autores da Umbanda, como Eduardo Parra, negam sua raiz africana e vão buscar a etimologia no Egito e na Índia:
"O termo Orixá e o nome dos respectivos Orixás deriva-se da Índia, do Egipto e de povos mais antigos. Na África esses termos foram conservados em Nagô... O vocábulo antigo Arashá significa O Senhor da Luz, equivale aos Orishis dos Brâmanes e aos Orixás africanos, que em Yorubá significa: O Senhor da Cabeça, ou seja, do princípio espiritual ou Luz. Enquanto que Exu também tem o nome de Obara, o senhor do corpo ou Treva." E aqui subentende-se corpo=matéria=treva. Na Umbanda, os Orixás (Senhores de Cabeça), que são sete, como as Falanges, são o topo de uma Hierarquia que se desdobra e outros sete "orixás-menores" (Espíritos Superiores) que são chefes de Legiões; Legiões que se dividem em Falanges e sub-falanges, que também possuem chefes e entidades chefes de Grupamentos. Em um plano mais inferior actuam entidades denominadas "capangueiros", palavra que faz pensar algum tipo de polícia astral ou tropa de choque espiritual...
Aos Orixás maiores, as tais "vibrações originais" são atribuídos nomes africanos compostos pela junção de nomes de anjos conhecidos da teologia judaica:
Gabriel Oxalá Odudwa
Samael Ogum Obá
Ismael Oxossi Ossaim
Mikael Xangô Oyá [Yansan Mesan Orun]
Yramael Yorimá Nanãn Burucum
Yoriel Yori Oxum
Rafael Yemanjá Oxumaré




SALMO 23 UMBANDISTA !


Salmo 23 Umbandista Oxalá é meu Pastor, nada me faltará Faz deitar-me nos verdes campos de Oxossi Guia-me Pai Ogum mansamente nas águas tranqüilas de Nanã Buruquê Refrigera minha alma Pai Obaluayê Guia-me mãe Yansã pelas veredas da justiça de Pai Xangô E ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte de Omulú Não temerei mal algum, porque Zambi está comigo Pois o cajado de Oxalá é meu guia na direita e na esquerda Consola-me mamãe Oxum Prepara uma mesa cheia de vida para mim, oh mãe Yemanjá Srs. Exus e Sras. Pomba-gira afastem de mim os inimigos da caminhada, Unge a minha coroa com o óleo consagrado de Olorum E o meu cálice que é meu coração transborde com a pureza das Crianças. E certamente, a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias de minha vida.