quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FUNÇÕES DO MÍTO!!!!

Funções do mito
O mito tem como finalidade de acomodar e tranquilizar o Homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hóstil. Dá-lhe também confiança de quem, através das ações mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliar o Homem. Ele, de certo modo, fixa modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas.
O mito, portanto, é uma "primeira fala sobre o mundo", uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel, e cuja função principal não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo.

MÍTO DA CRIAÇÃO!!!!

Mito da criação
Na Mitologia Iorubá o deus supremo é
Olorun, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun.
Olorum criou o mundo, todas as águas, as terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e bichos de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que
Oxalá criasse o homem.
Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra - era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.
Triste pelas suas tentativas infecundas,
Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da pofundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida.

MÍTOLOGIA YORUBA!!!!

Na Mitologia Yoruba, Olorum é Deus supremo do povo Yoruba, que criou as Divindades chamadas Òrìsá, Orisha ou Orixá para representar todos os seus domínios aqui na terra, mas não são considerados Deuses.
Exú, ORIXÁ guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
Ogum, ORIXÁ do ferro, guerra, e tecnologia.
Oxóssi, ORIXÁ da caça e da fartura.
Logunedé, ORIXÁ jovem da caça e da pesca
Xango, ORIXÁ do fogo e trovão, protetor da justiça.
Xapanã(Obaluãe/Omulu), ORIXÁ das doenças epidérmicas e pragas.
Oxumarê, ORIXÁ da chuva e do arco-íris.
Ossaim, ORIXÁ das ervas medicinais e seus segredos curativos.
Oyá ou Iansã, ORIXÁ feminino dos ventos, relâmpagos, tempestade, e do Rio Niger
Oxum, ORIXÁ feminino dos rios, do ouro e amor.
Iemanjá ou Yemanjá, ORIXÁ feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana.
Nanã, ORIXÁ feminino dos pântanos e da morte, mãe de Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Ewá, orixás de origem daomeana.
Ewá, ORIXÁ feminino do Rio Ewá, senhora da vidência, a virgem caçadora.
Obá, ORIXÁ feminino do Rio Oba, uma das esposas de Xangô juntamente com Oxum e Iansã.
Axabó, ORIXÁ feminino da família de Xangô
Ibeji, Orixás gêmeos
Iroko, ORIXÁ da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
Egumgum, Ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás.
Iyami-Ajé, é a sacralização da figura materna.
Onilé, ORIXÁ relacionado ao culto da terra.
Orixá Nila (Oxalá) ou Obatalá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos
Ifá ou Orumilá-Ifá, Ifá é o porta-voz de Orunmila, ORIXÁ da Adivinhação e do Destino.
Odudua, ORIXÁ também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba.
Oraniam, ORIXÁ filho mais novo de Odudua.
Baiani, ORIXÁ também chamado Dadá Ajaká.
Olokun, ORIXÁ divindade do mar.
Olossa, ORIXÁ divindade das lagoas.
Oxalufon, ORIXÁ velho e sábio.
Oxaguiã, ORIXÁ jovem e guerreiro.
Orixá Okô, ORIXÁ da agricultura. Yalorixá Katia D'Oxum