domingo, 19 de julho de 2009

CAMINHOS DE IFÁ



Os Caminhos de Ifá
Ifá é o sistema através do qual se processa a consulta oracular, popularmente tratada por adivinhação.
O oráculo baseia-se nos dezesseis principais Odù (caminhos), através dos quais Orunmila relata histórias e lendas cujos personagens normalmente enfrentam situações similares aquelas expostas pelo consulente. Mas a escolha da história a ser narrada compete à Divindade.
Os dezesseis Odù relacionam-se com si próprios (16 x 16), perfazendo um total de 256 caminhos ou diferentes possibilidades de destino, tratados por Esè.
No momento da consulta, Orunmila envia o Odù que será suficiente para orientar as dúvidas do consulente e esclarece de que forma tal caminho (positiva ou negativa) está influenciando a vida da pessoa. O Sacerdote interpreta a fala da Divindade, estabelece os pontos principais que devam ser modificados para restabelecer a tranquilidade ou o bem estar físico, financeiro, sentimental etc. A partir daí resta definir quais oferendas votivas (Ebò) devem ser realizadas para possibilitar a consecução do vatícinio, bem como aconselhar a respeito de atitudes ou comportamentos que facilitem o resultado pretendido.
Assim, por exemplo, quando um indivíduo queixa-se de não conseguir emprego, mas insiste em continuar numa área onde o mercado de trabalho está completamente saturado, Orunmila pode esclarecer as suas dificuldades, recomendar os Ebò necessários e aconselhá-lo a tentar outra profissão para a qual tenha aptidão, ou simplesmente deslocar-se para outra região onde seja mais simples conseguir ocupação. Em outras palavras, o Céu sempre ajuda, mas a pessoa deve também fazer a sua parte.
Os Odù de Ifá são completos e absolutos; cada um deles possui um lado claro e outro escuro, ou seja, um lado positivo e outro negativo, o Ing e o Iang, o masculino e o feminino e assim por diante, a feição de tudo o mais no Universo.
Não existe Odú melhor que outro; depedendendo das circunstâncias, o melhor deles transforma-se no pior, e vice-versa..
A participação fundamental do Òrìsà Esù Esù Ojisebo A interpretação das falas do Oráculo é feita pelo Sacerdote preparado para essa finalidade e ocorre através do auxílio poderoso do Òrìsà Esù, o grande mensageiro e intermediário entre os seres humanos e as Potências Divinas.
Esù é quem movimenta as peças do jogo (búzios) para formar as configurações que serão interpretadas pelo
Sacerdote. Sem a participação dessa Divindade, as respostas seriam totalmente ininteligíveis para os seres humanos.
É ele que acompanha atentamente as atitudes e palavras tanto do sacerdote quanto do consulente, principalmente quanto à sinceridade de cada um no momento da consulta.
Da mesma forma é quem fiscaliza todo os procedimentos rituais, desde a consulta oracular até a elaboração das oferendas votivas determinadas.
Após isso, ainda é Òrìsà Esù que transporta as oferendas para o mundo espiritual (Òrún) e, se forem aceitas, traz de volta a resposta Divina, na forma da benção solicitada.
Torna-se então essa Divindade o grande aliado da Homem na realização do próprio destino.

ODÙ DESTINO!

Os Odù
A definição de Odú no literário é Destino, mas não se tem uma definição exata do que o Odú representa, mas apenas o conhecimento prático de que sem ele, nada pode ser feito, é como se fosse um paralelo do Orixá.
Cada Odú tem um Significado distinto, sendo sua interpretação diferenciada, dependendo do modo de aprendizado do sacerdote. Eles se dividem da seguinte forma:
Os 16 Principais Odú:
1. Okàarán - Representa Bára-Exú.
2. Medji-oko - Representa Ibédji ou Vundje
3. Etaogundà - Representa Ogun ou Omulu
4. Yorossun - Representa Yiemandjá
5. Oxé - Representa Oxum ou Bessem ( Oxumarê)
6. Obará - Representa Odé, Xangô e Logun
7. Odí - Representa Omulu, Obaluayiê, Bara e algumas vezes, Ogun
8. Egioenile - Representa Osogian, Oxum e Bessem
9. Ossá - Representa Oyá e Yiemandjá
10. Ofum - Representa Olufan
11. Owarin - Representa Oyá
12. Edjiláseborà - Representa Xangô
13. Odjilaban - Representa Nanã
14. Iká - Representa- Bessem,. Ossae e Ewá
15. Obeogunda - Representa Obá
16. Aláfia - Representa todos os Orixás.
Cada Odú se divide em 16 fazendo um total de 256 medji-odú e cada medji-odú se subdivide em 16 Omó Odú perfazendo um total de 4096.
A Segunda maneira de se interpretar o Jogo de Búzios, é o jogo pôr Orixá, que se assemelha em certa parte ao jogo pôr Odu, mas se resume a quedas onde cada número representa um Orixá, e cada Orixá tem seu significado.

REZA DE OYÁ


Oyà A To Iwo Efòn Gbé. Ela é grande o bastante para carrega o chifre do búfalo.
Oyà Olókò Àra. Oyà, que possui um marido poderoso.
Obìnrin Ogun, Mulher guerreira.
Obìnrin Ode. Mulher caçadora.
Oya Òrírì Arójú Bá Oko Kú. Oyà, a charmosa, que dispõe de coragem para morrer com seu marido.
Iru Èniyàn Wo Ni Oyà Yí N Se, Se? Que tipo de pessoa é Oyà?
Ibi Oya Wà, Ló Gbiná. O local onde Oyà está, pega fogo
Obìnrin Wóò Bi Eni Fó Igbá. Mulher que se quebra ao meio como se fosse uma cabaça
Oyà tí awon òtá rí, Oyà foi vista por seus inimigos
Tí Won Torí Rè Da Igbá Nù Sì Igbó. E eles, assustados, fugiram atirando as bagagens no mato
Héèpà Héè, Oya ò! Eeepa He! Oh, Oyà!
Erù Re Nikan Ni Mo Nbà O. És a única pessoa que temo
Aféfé Ikú. Vendaval da Morte
Obìnrin Ogun, Ti Ná Ibon Rè Ní À Ki Kún A mulher guerreira que carrega sua arma de fogo
Oyà ò, Oyà Tótó Hun! Oh, Oyà, à Oyà respeito e submissão!
Oyà, A P'Agbá, P'Àwo Mó Ni Kíákíá, Ela arruma suas coisas sem demora
Kíákíá, Wéré Wéré L' Oyà Nse Ti È Rapidamente Oyà faz suas coisas
A Rìn Dengbere Bíi Fúlàní. Ela vagueia com elegância, como se fosse uma nômade fulani
O Titi Tí Nfi Gbogbo Ará Rìn Bí Esin Quando anda, sua vitalidade é como a do cavalo que trota
Héèpà, Oya Olómo Mesan, Ibá Re Ò! Eeepa Oya, que tem nove filhos, eu te saúdo!