quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UMA PARTE DE NOSSA FAMILIA ESPIRITUAL QUE OLORUM OS ABÊNÇÕE A TODOS!




DIA 29 DE AGOSTO NOSSO TEMPLO HOMENAGEOU O REI OBALUAÊ COM UM ABUNDANTE E ABÊNÇOADO OLUBAJÉ

Amado Pai Obaluaê ,nós vos evocamos e vos pedimos a benção e a irradiação de vossa luz sobre os presentes a este ritual. Faça com que busquemos,cada vez mais,os bons ensinamentos,sentimentos e atitudes que nos elevam e nos conduzem a Luz do nosso Divino Criador. Impeça-nos, Pai, de sucumbimos diante de provas elementares e regredirmos praticando atitudes impensadas. Capacite-nos com a necessária humildade e compreensão para ajudarmos nossos irmãos infelizes. Clamamos a vós, querido Pai que nos inunde com vosso poder evolutivo, para que nossos passos sejam sempre em direção a Luz Divina.Pedimos força, coragem, paz, amparo, saúde física e espiritual e o luzir de nossos espíritos com a capacidade de amar e perdoar. Que a maldade não tenha forças e poder sobre nós e que qualquer ação elevada contra a nós encontre a vossa presença e se quebre em choque com as obras da Luz .Sagrado Pai, livre-nos da submissão aos espíritos viciosos,embusteiros e obsessivos. Que a prosperidade ,a saúde,a felicidade e a alegria de viver imperem em nossas jornadas e as jornadas de nossos amigos e familiares que aqui não puderam estar no dia de hoje.Que cada um de nós se sinta fortalecido e ungido das vossas graças, agora e durante toda a nossa passagem Terrena. Amem! YALORIXÁ KATIA D'OXUM MUTUMBA

IANSÃ E OBALUAE

OYÁ E OBALUAE

terça-feira, 1 de setembro de 2009

CANDOMBLÉ DE CABOCLO "PAJELANÇA"


Candomblé de Caboclo
O Candomblé, ao desembarcar no País com os escravos, encontrou aqui um outro culto de natureza mediúnica, chamado "Pajelança", praticado pelos índios nativos em variadas formas. Em ambos os cultos havia a comunicação de Espíritos.
Com o tempo, alguns terreiros começaram a misturar os rituais do Candomblé com os da Pajelança, dando origem a um outro culto chamado "Candomblé de Caboclo". Naturalmente, os Espíritos que se manifestavam eram os de índios e negros, que o faziam com finalidades diversas.
A exemplo de toda nossa cultura, o candomblé de caboclo é uma miscigenação de europeus, africanos e ameríndios, uma verdadeira mistura de crenças e costumes que suas entidades trazem em suas passagens pela terra conforme suas falanges ou linhas que se dividem em Caboclos de Pena, a linha só há índios brasileiros, Caboclo de couro que pertence a linha dos homens que lidavam com gado, marujos que são aqueles que viviam no mar e outras como os famosos baianos que é a linha que representa o trabalhador nordestino que padeceu nos sertões brasileiros, assim como falange de Zé Pilintra que a história conta que foi um "malandro" injustiçado que se tornou encantado. Estes últimos são mais comuns nos cultos de umbanda da a região sudeste do país.
Influências Ketu, Gêge, Catolicismo, Ameríndia
Usam dentro da ritualística o gongá ou peiji (palavra de origem indígena que quer dizer altar), onde misturam imagens de todos os tipos: santos da Igreja Católica, pretos-velhos, crianças, índios, sereias, etc.
Trazem do Candomblé as festividades que louvam os Orixás e utilizam os atabaques (ilus); no lugar das sessões realizam as giras. A vestimenta é igual à do Candomblé; usam roncó, camarinha, feitura e na saída ocorre a personificação do Orixá (o médium sai com a vestimenta do Orixá); utilizam sacrifício (matança) de animais.
Nas sessões normais os caboclos utilizam cocares, arcos, flechas e no que se refere aos trabalhos, o nome dado é “Mandinga”.
Utilizam o ipadê ou padê, exigência dos Exús; os cântigos são denominados orikis e misturam cântigos em português e em iorubá.

Omolocô
Influências: Angola, Congo, Ketu, Gêge, Catolicismo, Ameríndia.
Também denominado de Umbanda Mista, Umbanda Cruzada, Umbanda Traçada.
É o mais próximo da Umbanda do Caboclo das Sete Encruzilhadas; segundo pesquisadores, este Candomblé estaria em transição para a Umbanda.

O QUE É ORIXÁ?

O que é Orixá?
O planeta em que vivemos e todos os mundos dos planos materiais se mantêm vivos através do equilíbrio entre as energias da natureza. A harmonia planetária só é possível devido a um intrincado e imenso jogo energético entre os elementos químicos que constituem estes mundos e entre cada um dos seres vivos que habitam estes planetas.
Um dado característico do exercício da religião de Umbanda é o uso, como fonte de trabalho, destas energias. Vivendo no planeta Terra, o homem convive com Leis desde sua origem e evolução, Leis que mantêm a vitalidade, a criação e a transformação, dados essenciais à vida como a vemos desenvolver-se a cada segundo. Sem essa harmonia energética o planeta entraria no caos.
O fogo, o ar, a terra e a água são os elementos primordiais que, combinados, dão origem a tudo que nossos corpos físicos sentem, assim como também são constituintes destes corpos.
Acreditamos que esses elementos e suas ramificações são comandados e trabalhados por Entidades Espirituais que vão desde os Elementais (espíritos em transição atuantes no grande laboratório planetário), até aos Espíritos Superiores que inspecionam, comandam e fornecem o fluido vital para o trabalho constante de CRIAR, MANTER e TRANSFORMAR a dinâmica evolutiva da vida no Planeta Terra.
A esses espíritos de alta força vibratória chamamos ORIXÁS, usando um vocábulo de origem Yorubana. Na Umbanda são tidos como os maiores responsáveis pelo equilíbrio da natureza. São conhecidos em outras partes do mundo como "Ministros" ou "Devas", espíritos de alta vibração evolutiva que cooperam diretamente com Deus, fazendo com que Suas Leis sejam cumpridas constantemente.
O uso de uma palavra que significa “dono da cabeça” (ORI-XÁ) mostra a relação existente entre o mundo e o indivíduo, entre o ambiente e os seres que nele habitam. Nossos corpos têm, em sua constituição, todos os elementos naturais em diferentes proporções. Além dos espíritos amigos que se empenham em nossa vigilância e auxílio morais, contamos com um espírito da natureza, um Orixá pessoal que cuida do equilíbrio energético, físico e emocional de nossos corpos físicos.
Nós, seres espirituais manifestando-se em corpos físicos, somos influenciados pela ação dessas energias desde o momento do nascimento. Quando nossa personalidade (a personagem desta existência) começa a ser definida, uma das energias elementais predomina – e é a que vai definir, de alguma forma, nosso "arquétipo".
Ao Regente dessa energia predominante, definida no nosso nascimento, denominamos de nosso Orixá pessoal, "Chefe de Cabeça", "Pai ou Mãe de Cabeça", ou o nome esotérico "ELEDÁ". A forma como nosso corpo reage às diversas situações durante esta encarnação, tanto física quanto emocionalmente, está ligada ao “arquétipo”, ou à personalidade e características emocionais que conhecemos através das lendas africanas sobre os Orixás. Junto a essa energia predominante, duas outras se colocam como secundárias, que na Umbanda denominamos de "Juntós", corruptela de "Adjuntó", palavra latina que significa auxiliar, ou ainda, chamamos de "OSSI" e "OTUM", respectivamente na sua ordem de influência.
Quando um espírito vai encarnar, são consultados os futuros pais, durante o sono, quanto à concordância em gerar um filho, obedecendo-se à lei do livre arbítrio. Tendo os mesmos concordado, começa o trabalho de plasmar a forma que esse espírito usará no veículo físico. Esta tarefa é entregue aos poderosos Espíritos da Natureza, sendo que um deles assume a responsabilidade dessa tarefa, fornecendo a essa forma as energias necessárias para que o feto se desenvolva, para que haja vida. A partir desse processo, o novo ser encarnado estará ligado diretamente àquela vibração original. Assim surge o ELEDÁ desse novo ser encarnado, que é a força energética primária e atuante do nascimento.
Nesse período, os Elementais trabalham incessantemente, cada um na sua respectiva área, partindo do embrião até formar todas as camadas materiais do corpo humano, que são moldadas até nascer o novo ser com o seu duplo etérico e corpo denso.
Após o nascimento, essa força energética vai promovendo o domínio gradativo da consciência da alma e da força do espírito sobre a forma material até que seja adquirida sua personalidade por meio da Lei do livre Arbítrio. A partir daí essa energia passa a atuar de forma mais discreta, obedecendo a esta Lei, sustentando-lhe, contudo, a forma e energia material pela contínua manutenção e transformação, no sentido de manter-lhe a existência.
A cada reencarnação, de acordo com nossas necessidades evolutivas e carmas a serem cumpridos, somos responsáveis por diferentes corpos, e para cada um destes nossos corpos, podemos contar com o auxílio de um Espírito da Natureza, um Orixá protetor. É normalmente quem se aproxima do médium quando estes invocam seu Eledá. Em todos os rituais de Umbanda, de modo especial nas Iniciações, a invocação dessa força é feita para todos os médiuns quando efetuam seus Assentamentos, meio de atração, para perto de si, da energia pura do seu ELEDÁ energético e das energias auxiliares, ou "OSSI" e "OTUM.
Eledá, Ossi e Otum formam a Tríade do Coronário do médium na Umbanda.


Afinidades
Os filhos de fé não recebem influências apenas de um ou dois orixás. Da mesma forma que nós não ficamos presos à educação e à orientação de um pai espiritual, não ficamos também sob a tutela de nosso orixá de frente ou adjuntó.
Freqüentemente recebemos influências de outros orixás (como se fossem professores, avós, tios, amigos mais próximos na vida material). O fato de recebermos estas influências, não quer dizer que somos filhos ou afilhados desses orixás; trata-se apenas de uma afinidade espiritual.
Uma pessoa, às vezes, não se dá melhor com uma tia do que com uma mãe? Assim também é com os orixás. Podemos ser filhos de Ogum ou Oxum e receber mais influências de Xangô ou Iansã. Posso ser filho de Obaluaiê e não gostar de trabalhar com entidades que mais lhe dizem respeito (linha das almas), preferindo trabalhar com entidades de cachoeiras.
O importante é que nos momentos mais decisivos de nossas vidas, suas influências benéficas se façam presentes, quase sempre uma soma de valores e não apenas e individualmente, a característica de um único orixá.

Os Orixás são energias da natureza, são seres de altíssima vibração que já foram criados perfeitos ou, que já passaram por matéria, não só neste planeta, e que conseguiram chegar a um altíssimo nível de esclarecimento e purificação. Não são simplesmente espíritos como se diz, são energia pura, não possuem mais nenhuma energia ligada à matéria. As definições a seu respeito e as lendas africanas de onde eles se originam são várias, mas coincidem em alguns pontos básicos: Orixás são divindades intermediárias entre o Deus Supremo e o mundo terrestre, encarregados de administrar a criação e que se comuniquem com os homens através de vistosos e complexos rituais. As estórias sobre eles falam-nos de seres profundamente humanos em seu comportamento - arquétipos que encontram correspondência com várias mitologias, entre elas a greco-romana. Existem duas correntes básicas que tentam explicar o aparecimento dos Orixás. Uma delas remonta a criação do universo. Antes de tudo havia o caos, até que um deus supremo - OLODUNMARE -, à semelhança do Deus católico, criou o universo, suas estrelas, planetas - o mundo material, enfim, que se separava, de maneira drástica, do que havia antes; o mundo imaterial ou sobrenatural. Para estabelecer seu controle sobre os seres que habitariam esses mundos (ou, especificamente, à Terra), Olorum criou os elementos, sendo cada um deles a forma material dos Orixás. Outra maneira de se explicar o mesmo processo é menos mística; os Orixás seriam seres humanos importantes, donos de grande poder em vida, que morreram de maneiras incomuns, por meio de grandes acessos de cólera ou então de fulminante paixão. Essa sobrecarga de sentimento teria provocado uma espécie de derramamento da essência de cada ser, impedindo que eles assumissem a forma comum de todos os espíritos mortos, os eguns. Neste caso, tais espíritos se identificariam com um dos elementos da natureza. Havia cerca de 600 Orixás na África, que se reduziram a 50 no Brasil; desses, apenas 16 são cultuados no Candomblé. Deve-se salientar aqui que, os Orixás, por serem energias superiores, não vivem na mesma dimensão que os demais espíritos, mesmo que estes espíritos sejam muito iluminados, pois os espíritos, mesmo iluminados, ainda possuem algumas impurezas da matéria, e os Orixás, são puros demais para coexistirem. Lembrando também, que o culto aos Orixás (Xirê), não deve ser feito junto com os demais espíritos. Simplificando mais ainda, os Orixás, são o princípio ativo do início da criação de tudo que existe, do próprio universo, pois estes são o princípio ativo vital de tudo que existe em todo o universo, pois tudo foi criado por Eles, com a força de OLODUNMARE; são a própria essência da vida. Julgo bastante importante lembrar que, não existem Orixás mais ou menos poderosos, subordinados uns aos outros, existem poderes diferentes que precisam um do outro. Cada Orixá exerce a sua função, um em conjunto com o outro, nunca separadamente

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O AMOR INFINITO DE DEUS!

Olhe a sua volta e veja as obras do Criador. Mas não lance um olhar de quem já está acostumado com a paisagem. Observe os detalhes. As folhas de uma mesma árvore não são iguais entre si. Observe as tonalidades diferentes, a profusão de cores e formas. Veja a Perfeição. Observe as pedreiras, as matas, os rios, o mar... Sinta o vento, as vezes brisa, espalhando as sementes, refrescando... sinta o ar entrando em seus pulmões. Respire lentamente. Ouça os pássaros...Agora olhe para dentro de si e perceba os detalhes que existem em você que foram criação de Deus. Não as suas roupas... mas sua perfeição. Observe o quanto você tem se degradado, tanto quanto tem degradado a natureza. Tudo criado por Deus é perfeito! Veja a sua própria perfeição. Continue respirando lentamente e perceba o quanto cada um de nós faz parte de Sua Obra. Estes foram exemplos físicos e visíveis da Criação...Agora esvazie a mente! Apenas sinta! Visualize-se em um lugar que para você é seu refúgio pessoal, seu altar, seu templo pessoal. Sinta o Amor de Deus! Perceba o quão infinito Ele é! Perceba que embora erremos tanto, degrademos tanto a nós mesmos, ainda assim somos capazes de sentir o Seu Amor! Isso porque esse Amor é mais forte que tudo. Está acima de todas as convenções humanas. É o poder do Criador. Receba as bênçãos de Deus! Ele as dá todos os dias e todas as horas. Não se feche! Receba-as e fortaleça-se! Perceba o quão forte você é, pois você tem Deus dentro de si! Foi essa Força, a Força desse Amor, que fez o Mestre Jesus superar todas as dores impostas pelo mundo!Você também tem essa Força, basta usá-la e para isso basta senti-La, buscá-La! Olhe para o seu irmão com amor! Quanto mais amar mais terá a Força de Deus dentro de Você, pois o Amor de Deus é Infinito!

PRECES DE UMBANDA!

PERDOE-ME PAI
Ó Pai, tu que és detentor de infinita bondade, Perdoe-me se algum dia fraquejar aos seus ensinamentos, e me cubra com sua extraordinária fé; Perdoe-me pelos maus pensamentos e cubra-me com seu manto de fraternidade; Perdoe-me se titubear em minha fé e encha meu coração com esperanças de um dia lhe encontrar e descobrir que sou vitorioso; Perdoe-me se algum dia tratei um irmão com indiferenças e nem ao menos percebi do que este necessitava; Perdoe-me se em pensamentos me desviei do seu caminho e me guie com seu amor de Pai; Perdoe-me se reclamo ao não alcançar o que desejava e nem ao menos lhe perguntei se sou merecedor; Pai sei que não sou seu melhor filho, e nem quero ser, mas sou seu filho, e sei que reconhecendo isso já estou mais próximo do Senhor; Pai peço que me guie pelos seus caminhos, fazendo de mim um instrumento dos bons espíritos; Fazendo com que eu saiba amar, respeitar, ser calmo e paciente, ser simples e humilde, ensinar e aprender, saber ouvir para depois falar, ser solidário e caridoso sem esperar nenhum reconhecimento; Pois sei meu Pai, que nesse momento estou sendo assistido pelo Senhor, seu filho e as falanges de espíritos amadores e misericordiosos; Se assim for da sua vontade.
ORAÇÃO DA UMBANDA Creio em Deus, onipotente e supremo, creio nos Orixás e nos espírito Divinos que nos trouxeram para a vida por vontade de Deus, Creio nas falanges espirituais orientado os homens na vida terrena, creio na reencarnação das almas e na Justiça Divina segundo a lei do retorno,creio na comunicação dos guias espirituais encaminhado-nos para caridade e pratica do bem, creio na invocação, na prece e na oferenda como atos de fé e creio na Umbanda como religião redentora capaz de nos levar pelo caminho da evolução até nosso Pai Oxalá.Assim Seja!!!
PRECE A OXALÁ Óh poderoso Pai Oxalá, o maior dos Orixás, aspiração suprema dos desejos dos nossos corações, caminhamos até a sua claridade, clareando todos os nossos passos no amanhecer de cada dia. Que a luz, a eterna luz que o Senhor derramou e derrama todos os dias, cubra acabeça daqueles que a ti estão ligados numa corrente de fé e num só pensamento elevamos as nossas preces. Oxalá nosso Pai, dai-nos a graça de chorarmos sinceramente nossas faltas cometidas, e com espírito de humildade, nos purificarmos através da fé e da caridade. Que nós consigamos limpar a morada dos nossos corações, desterrando tudo que é mundano, vício, ódio e maldade, na certeza de que com toda esta humildade alcançaremos o Senhor. Pai Oxalá, sabeis que a razão humana é fraca e pode enganar-nos, mas a verdadeira fé não pode ser enganada. Obrigado Pai Oxalá por tudo que o Senhor nos deu e nos dá. Esperamos todos unidos, que o Senhor nos escolha para sermos mais alguns dos vossos íntimos amigos.
Que assim seja! YALORIXÁ KATIA D'OXUM

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O PODER ANSCESTRAL!

O poder Anscestral
A Vida não se finda com a morte. Àtúnwa, é o nome dado ao Processo Divino de Existência Única na Cultura Jejê -Nago: A Continuidade Da Vida. Olodumarê, O Supremo Deus Yorubá no momento do nascimento oferece aos humanos um conjunto de forças Sagradas que possibilita a Vida. São elas:
- Ara:O Corpo Físico vindo da lama.- Ese:Elementos do organismo humano.- Okan:Coração Físico e espiritual - Órgão que centraliza
o poder de vida e sede da Inteligência, do Pensamento e da Ação.- Ojiji:Essência Espiritual.- Emi: O Sopro Divino de Vida.- Ori: A Individualidade e a Identidade.- Odu: O Destino e o Caminho a Ser Percorrido.- Asé ou Axé: Força Movimentadora da Vida.- Orisá: Guardião de cada Existência Humana.
Todos estes aspectos não morrem. Voltam às suas origens, isto é, ao Orun, pois pertencem a Olorun e, só Ele pode liberá-las. Estas Forças Divinas animaram os antepassados, os ancestrais, as raízes mães do Asé Orisá, ao partirem do Orun e voltarem ao Aiye, para animar
Seus descendentes e discípulos. A Ancestralidade confirma a Imortalidade, pois a vida continua no Orun, como Ancestrais. Do Orun a Ancestralidade a tudo assiste. No Culto de Orisá, ancestrais significa: "Aqueles que um dia tiveram a energia de vida no Aiyê e, que cuja energia de vida é repassada as novas gerações, garantindo a continuidade da Vida e do Culto aos Deuses Africanos. "Como Conclusão a vida presente depende da vida passada de nossos ancestrais. No orùn, nossos antepassados vivem num só espaço, com harmonia e paz.. Nossos antepassados são imortais. A este grupo damos o nome de ANCESTRALIDADE. Lá, no orùn, não há divisões e nem rivalidades. E aqui no aiyê, deveríamos entender que somos um corpo só: sem divergências entre as nações, sem preconceito de não negros ou brancos, sem discriminação de homens ou de não homens, ou mulheres ou de não mulheres. Somos todos filhos de AXÉ. Herdeiros dos imortais. Tudo que temos hoje ou que somos hoje é herança de nossos Ancestres. Mas, sabemos que alguns encontraram a santidade, outros não. Alguns se elevaram e muitos outros cairam ou continuam em processo de evolução e é por isso que a ação dos orixás sobre a terra é de suma importancia, porque através dos mediuns os Grandes Ancestrais operarios do Astral Superior, podem servir aos propositos maiores da Hierarquia Suprema e subir de vez seus graus evolutivos a caminho da Luz. E quando um Anscestral encontra um descendente, bom, iluminado e de mediunidade pura a qual ele coloca a serviço da evolução espiritual o processo de evolução lançado pela Umbanda funciona perfeitamente como em todos os seguimentos que o amor anscestral opere em prol da elevação da alma.

O GRANDE VALOR DA MEDIUNIDADE!

Pacientes com mediunidade, uma sensibilidade aflorada. Em verdade, todas as pessoas têm alguma sensibilidade (embora muitas não tenham consciência do fato), percebem, captam mensagens (muitas vezes sutis), tanto dos encarnados como dos espíritos.Sentir raiva, tristeza, depressão, ansiedade, angústia, sem motivo aparente, podem indicar absorção de energias negativas vindo tanto de encarnados como de desencarnados. Os espíritos desencarnados existem e interferem em sua vida mesmo que você não acredite neles. Neste aspecto, todos somos médiuns (uns mais, outros menos), canais das forças espirituais (bons ou maus espíritos).No entanto, há médiuns que têm uma sensibilidade mais aguçada em que isso se torna mais evidente, gerando perturbações de difícil diagnóstico, que podem manifestar-se em sintomas de doenças, cuja causa os médicos não conseguem descobrir. Há também aqueles com inúmeros problemas de ordem emocional, financeiro, profissional, afetivo, familiar, etc., que se procurarem um terapeuta (psicólogo ou psiquiatra) que não tenha experiência e qualificação para tratá-los, poderão até agravar os seus problemas.Desta forma, quem tem uma mediunidade aflorada (ou em vias de tê-la) precisa ser bem orientado e assessorado; caso contrário, a abertura de sua sensibilidade pode acarretar um desequilíbrio grande em sua vida. Por outro lado, bem orientado, o contato com os espíritos superiores colocará novas lentes em seus olhos, lucidez e serenidade em seu coração. Espíritos Superiores do Astral, dá esse suporte, orientação às pessoas que sofrem de um desequilíbrio mediúnico. É o mentor espiritual (espírito superior responsável pela nossa evolução espiritual) de cada paciente que irá orientá-lo acerca da causa de seus problemas e sua solução, bem como sobre seu propósito de vida (missão de vida), lições que precisa aprender nesta encarnação por ser responsável pela evolução espiritual do paciente. Portanto, por conhecê-lo profundamente, pois vem acompanhando-o em várias encarnações, é a pessoa com mais autoridade e conhecimento para orientá-lo melhor. A mediunidade abre as portas da espiritualidade, e quando um médium é bem orientado torna-se um canal dos espíritos superiores, e isso traz alegria e bem-estar ao próximo bem como ao médium. Antes de reencarnar, muitos médiuns firmaram o compromisso com os espíritos superiores para se tornarem instrumentos da espiritualidade. Por isso, seus corpos físicos foram preparados no Astral para se ligarem com os espíritos superiores e se tornarem um canal através do qual as energias divinas circulem e aliviem os sofrimentos alheios. Essa é a tarefa dos médiuns. Todavia, se o médium se recusa a assumir essa tarefa de se comunicar com os espíritos para aliviar os sofrimentos alheios, quanto maior for sua resistência, maiores e mais difíceis serão sua provas. No início há um chamamento suave - os espíritos superiores dão alguns toques para que o médium desperte para o seu verdadeiro propósito de vida. Mas, se resiste, recusa a assumir o compromisso firmado, o cerco vai apertando, colocando em seu caminho experiências mais duras, acarretando em sua vida problemas de toda ordem. Por isso é muito importante procurar um bom mestre.
carlinhos lima

SONHE!

Sonhar Mais um sonho impossível Lutar Quando é fácil ceder Vencer o inimigo invencível Negar quando a regra é vender Sofrer a tortura implacável Romper a incabível prisão Voar num limite improvável Tocar o inacessível chão É minha lei, é minha questão Virar esse mundo Cravar esse chão Não me importa saber Se é terrível demais Quantas guerras terei que vencer Por um pouco de paz E amanhã, se esse chão que eu beijei For meu leito e perdão Vou saber que valeu delirar E morrer de paixão E assim, seja lá como for Vai ter fim a infinita aflição E o mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão. YALORIXÁ KATIA D'OXUM

terça-feira, 18 de agosto de 2009

13 DE AGOSTO HOMENAGEAMOS NOSSA QUERIDA GUARDIÃ MARIA PADILHA RAINHA DA FIGUEIRA!

MARIA PADILHA RAINHA DA FIGUEIRA) Falar desta nossa entidade é falar de Amor,cumplicidade,respeito e dedicação. Você hoje é a tradução da Espiritualidade que sou e busco. A menina Mulher num"reconhecimento" total de mim,tua vibração e magia me faz transmutar e vencer meus próprios limites. Você é a sensação intima e plena é a certeza de que a vida transpõe espaços físicos e do quanto sou apenas uma partícula da grande obra divina,você é o espelho que refleti a mim mesma o quanto sou única,capaz e infinita,minha metade que brinca de ser menina,com um olhar marcante e certeiro de uma guerreira que não hesita ao perceber o alvo. Por outro lado é a verdadeira face de todos os amores me despertando para refletir a espiritualidade sobre quem sou e o que estou fazendo com minha vida. .Audaciosa,írreverente e espontânea ela é ela,mesmo que isso desagrade as convenções. Impossível não se apaixonar por esta mulher um contato magíco que todos deveriam ter pelo menos uma vez na vida. Ela é o desafio certo para quem,como eu exerce o ofício de viver,além dos rótulos,credos e mitos."Padilha" enviada e mensageira da grande mãe Oxum ela é o proprio sol que a todos aquece sem distinção,eu sou apenas seguidora de seus sábios conselhos que orgulhosamente e honradamente agradeço a Olorum por ter me escolhido como matéria continuando assim sua grande missão de levar aos fracos e oprimidos a fé,coragem e o amor pela vida,e por tudo que nela existe. Sou um veículo para que você realize suas profecias com criatividade e muito amor. REINE SEMPRE PELO AMOR. Traga o novo para nossas vidas nos guarde dos perigos e tentações mundanas MINHA RAINHA E RAINHA DE TODOS AQUELES QUE ACREDITARAM EM SUA EVOLUÇÂO. Obrigado por todas as conquistas hoje o seu reinado começa no meu coração. SALVE POMBOGIRA RAINHA DA FIGUEIRA,SALVE TUA CORÔA DE LUZ,SALVE OXUM TUA MESTRA E MINHA MÃE QUERIDA. Yalorixa Katia D'Oxum

ORAÇÃO A MARIA PADILHA!
Senhora das Encuzilhadas,que espera mais que um Amigo para a Confraternização que Eu sempre desejei, é trabalho muito duro e comprometido o de ser Menssageira e Receptora de nossos pedidos,porque Olorum assim quis. Sendo a mais humilde dentre os humildes,tens a grandeza dos que se engrandeceram. Mitigando a dor do aflito,Socorrendo o desamparado e o desprotegido,Cumpres oque prometeste colaborando na redenção humana sem distinção de emblemas,raça,côr ou motivos. Limpando o teu Karma,me ajudas a encaminhar o meu,lutando contra o mal em todas as suas formas e estilos. Refletes a Sabedoria dos que Compreendem. Que Viva seu Nome Maria Padilha! Nos 7 Caminhos, nas 7 Sendas que Iluminaste afastando as Sombras e toda a escuridão. Guardiã do Templo Filhos de Jurema e da Federação Magia Cigana escrito por sua Seguidora Yalorixá Katia D'Oxum

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MÉDIUNS ORAI E VIGIAI SEMPRE!


Necessidade dos Médiuns


"O que, porém, vos digo, digo a todos: Vigiai".
Marcos, 13:37

O medianeiro tem muitas necessidades e, dentre elas, destacamos a de policiar seus pensamentos, palavras e atos, para que eles não sirvam de escândalos. Todo esforço que se faz para a harmonia da vida, é mais vida que desfrutamos na essência de Deus. Um médium diligente cria na sua mente como que uma peneira espiritual, por onde filtra o raciocínio e os sentimentos, para que, a essa altura, a boca já fique resguardada, tanto quanto a vista e os ouvidos. Jesus recomenda a oração, mas não Se esqueceu de nos mostrar as necessidades da vigilância.
Qual médium que pode se sentir seguro da doutrina que ajuda a difundir, se não passou por sérios problemas, se não conheceu as dificuldades da vida, se não luta por sua auto-educação? Todos nós temos que passar pela peneira, que representa todos os contrários, e pelo balanço das mãos que nos perseguem e caluniam. No impacto das nossas deficiências com a luz do amor e da caridade, é que somos escolhidos como apóstolos do Mestre.
Vigiar é dever de todos, em quaisquer trabalhos; porém, e arte difícil. Se vigiamos em demasia, a imperceptível desconfiança chega, sem que a percebamos, e passamos a sofrer as conseqüências dos tormentos das indecisões.
Médium! Não penses, já que o Evangelho apresenta em toda a sua urdidura uma simplicidade incomparável, que ele é fácil de ser entendido. Pelo contrário, é um monumento literário de engenhosa estrutura. A sua singeleza proporciona facilidade de decorar; no entanto, memorizar não é conhecer a essência das idéias. É repetir textos que vêm à mente, sem participação da inteligência. Mesmo assim, não queremos julgar quem quer que seja; apenas usamos o assunto para trabalhar no ideal da vigilância, que não deve passar a ser imprudência.
... Educação dos médiuns... Quando usarem a palavra, mesmo que escapulam alguns pensamentos que possam servir de ofensa a quem os ouve, devem levar em conta a necessidade de peneirarem as emoções, para que as idéias não se transformem em sons audíveis aos que os observam, magoando-os, por invigilância, quando o intuito primeiro seria o de exemplificar o amor.
Se o primeiro chamado de Jesus é para a oração, o sensitivo de bom senso deve ser obstinado na prece, sem que ela fanatize os seus valores. Deve estender sua súplica dentro de regras que a sabedoria computa; fugir do abuso e de repetições sem proveito; entregar sua mente à oração, com a consciência sublimada no amor. Compreender como esgotar as energias gastas do seu mundo, como abrir as comportas para o Suprimento Maior, assimilando fluidos imponderáveis e transformando-os em vida, para si e para a humanidade. Muitos oram, porém poucos sabem como fazê-lo YALORIXÁ KATIA D'OXUM

SOCORRE SEMPRE COM AMOR E POR AMOR!

Socorre sempre com amor e por amor

Bezerra de Menezes
Quando te vejas defrontado pela penúria de um irmão de caminhada, não te digas impotente de ajuda. Recorre ao arquivo da alma, e encontraras inconfundível a receita para toda dor, que o amor de alguém te legou, na infância ou na mocidade e aplica para o irmão sofredor os ingredientes da ternura e da bondade que te curaram quando a dor surgiu em ti.
Embora a ignorância se faça sentir em ti pela falta de cultura que desconheces, não te digas incapaz de orientar ao que te procura em sofrimento. Recorda as lições sábias da mamãe expressas na fortaleza da fé, dando-te a coragem de enfrentar o novo dia, sem outra preocupação, a não ser a de servir obedecendo com humildade e, transmite esperança sem temor de errar.
Para toda dor da alma humana, encontraras recursos para servir e socorrer, orientar e amparar se tens a capacidade de ouvir e aplicar as lições de amor que recebeste até aqui.
Acoberta o triste, com o sorriso, que te acobertou na hora da tristeza, através da tua mãe.
Abraça ao irmão em desespero e sem fé,lembrando da fé e da esperança que alguém depositou em ti, para que jamais caísses em desespero.
Fala aos que nada esperam da vida, dos tesouros recebidos na hora em que o desanimo te visitou.
Transmite a herança de alegria e paz que recebes constantemente do eterno amor, como filho.
Não guardes apenas para ti, o que pertence a outros também.
Lembra que és um veiculo ao serviço do Senhor para distribuir-lhe , as alegrias da alma que te confia em benefícios de todos.
Não te detenhas na paz que desfrutas, se desejas que esta te acoberte para sempre. Não descansa enquanto haja penúria e dor em torno de ti. Atende ao chamamento de socorro que o céu te envia, socorrendo em distinção.
Abre as portas do coração para a piedade e a beneficência a fim de que, as pernas e os braços, o cérebro e o coração que te abençoam a presença na terra, sejam as ferramentas constantes de que o Pai se serve para dizer aos homens que somos todos irmãos, e que devemos amar no amparo e no socorro mútuo, para que desapareça duma vez por todas, a imagem degradante da indiferença, na forma de orgulho e da vaidade que nos separam quais seres diferentes uns dos outros, a procura de um Pai para cada um. Paz, muita paz, filhos!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ORAÇÃO PELAS FAMILIAS

Ó Deus, de Quem provém toda paternidade, nos céus como na terra, Tu, Pai, que és amor e vida, pelo teu Filho Jesus Cristo, "nascido de uma mulher", faz que na terra inteira cada família humana se torne verdadeiro santuário de vida e amor, para as gerações que incessantemente se renovam. Faz que a tua graça oriente sempre os pensamentos e as acções dos esposos para o maior bem das suas famílias, de todas as famílias do mundo. Faz que as novas gerações encontrem na família um apoio sólido, e as faça crescer na verdade e no amor. Faz que o amor, consolidado pela graça do sacramento do matrimónio, seja sempre mais forte do que todas as fraquezas, mais forte do que todas as crises, que, por vezes, se verificam nas nossas famílias. Faz, enfim, nós te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré que em todas as nações da terra a Igreja possa realizar com fruto a sua missão, na família e pela família. Tu, ó Pai, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo.Ámen.
YALORIXÁ KATIA D'OXUM MINHA SAGRADA FAMILIA.

ORAÇÃO DA FAMILIA!

Senhor, cuida de nosso lar. Que não se apague o fogo do amor. Vela pela integridade de nossa família. Estreita os laços de nosso mútuo afeto, de modo que nada o consiga violar. Dá-nos hoje o pão de tua palavra. Dá-nos também o pão de cada dia. Conserva-nos a alegria. Guarda nossos filhos. Que eles tenham saúde e paz.Fica conosco, Senhor, já que nos reunimos em teu nome. Revela-nos tua presença, no sorriso de nossos filhos, no nosso mútuo afeto e, mais ainda, nas renúncias que nos inspiras para a felicidade em nosso lar. Amém.
MINHA SAGRADA FAMILIA YALORIXA KATIA D'OXUM!

domingo, 2 de agosto de 2009

AS SETE LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO!

AS SETE LÁGRIMAS... DE PAI-PRETO
Foi uma noite estranha aquela noite queda; estranhas vibrações afins penetravam meu Ser Mental e o faziam ansiado por algo, que pouco a pouco se fazia definir...
Era um quê desconhecido, mas sentia-o, como se estivesse em comunhão com minha alma e externava a sensação de um silencioso pranto...
Quem do mundo Astral emocionava assim um pobre "eu"? Não o soube, até adormecer.., e "sonhar"...
Vi meu "duplo" transportar-se, atraído por cânticos que falavam de Aruanda, Estrela Guia e Zamby; eram as vozes da SENHORA DA LUZ-VELADA, dessa UMBANDA DE TODOS NOS que chamavam seus filhos de fé...
E fui visitando Cabanas e Tendas, onde multidões desfilavam... Mas, surpreso ficava, com aquela "visão" que em cada urna eu "via", invariavelmente, num canto, pitando, um triste Pai-preto, chorava.
De seus "olhos" molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque, contei-as... foram sete. Na incontida vontade de saber, aproximei-me e Interroguei-o: fala Pai-preto, diz a teu filho, por que externas assim uma tão visível dor?
E Ele, suave, respondeu: estás vendo essa multidão que entra e sai? As lágrimas contadas, distribuídas estão dentro dela...
A primeira eu a dei a esses indiferentes que aqui vêm em busca de distração, na curiosidade de ver, bisbilhotar, para saírem ironizando daquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber.
Outra, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um "milagre" que os façam "alcançar" aquilo que seus próprios merecimentos negam.
E mais outra foi para esses que crêem, porém, numa crença cega, escrava de seus interesses estreitos. São os que vivem eternamente tratando de "casos" nascentes uns após outro...
E outras mais que distribuí aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejam sempre prejudicar a um seu semelhante - eles pensam que nós, os Guias, somos veículos de suas mazelas, paixões, e temos obrigação de fazer o que pedem... pobres almas, que das brumas ainda não saíram.
Assim vai lembrando bem, a quinta lágrima foi diretamente aos frios e calculistas - não crêem, nem descrêem; sabem que existe uma força e procuram se beneficiar dela de qualquer tona. Cuida-se deles, não conhecem a palavra gratidão, negarão amanhã até que conheceram urna casa da Umbanda... Chegam suaves, têm o riso e o elogio à flor dos lábios, são fáceis, muito fáceis; mas se olhares bem seus semblantes, verás escrito em letras claras: creio na tua Umbanda, nos teus Caboclos e no teu Zamby, mas somente se vencerem o "meu caso", ou me curarem "disso ou daquilo’...
A sexta lágrima eu a dei aos fúteis que andam de Tenda em Tenda ido acreditam em nada, buscam apenas aconchegos e conchavos; seus olhos revelam um interesse diferente, sei bem o que eles buscam.
E a sétima, filho, notaste como foi grande e como deslizou pesada? Foi a ÚLTIMA LÁGRIMA, aquela que "vive’ nos "olhos" de todos os Orixás; fiz doação dessa, aos vaidosos, cheios de empátia, para que lavem suas máscaras e todos possam vê-los como realmente são... Cego., guias de cegos", andam se exibindo com a Banda, tal e qual mariposas em torno da luz; essa mesma LUZ que eles não conseguem VER, porque só visam a exteriorização de seus próprios ‘egos".
"Olhai-os" bem, vede como suas fisionomias são turvas e desconfiadas; observai-os quando falam "doutrinando"; suas vozes são ocas, dizem tudo de "cor e salteado", numa linguagem sem calor, cantando loas aos nossos Guias e Protetores, em conselhos e conceitos de caridade, essa mesma caridade que não fazem, aferrados ao conforto da matéria e à gula do vil metal. Eles não têm convicção.
Assim, filho meu, foi para esses todos que viste cair, uma a uma, AS SETE LÁGRIMAS DE PAI-PRETO! Então, com minha alma em pranto, tornei a perguntar: não tens mais nada a dizer, Pai-Preto? E, daquela "forma velha", vi um véu caindo e num clarão intenso que ofuscava tanto, ouvi mais uma vez...
Mando a luz da minha transfiguração para aqueles que esquecidos pensam que estão... ELES FORMAM A MAIOR DESSAS MULTIDÕES"...
São os humildes, os simples; estão na Umbanda pela Umbanda, na confiança pela razão... SÃO OS SEUS FILHOS DE FÉ.
São também os "aparelhos’, trabalhadores, silenciosos, cujas ferramentas se chamam DOM e FÉ, e cujos "salários" de cada noite... são pagos quase sempre com urna só moeda, que traduz o seu valor numa única palavra - a INGRATIDÃO...

terça-feira, 28 de julho de 2009

CABOCLOS E ORIXÁS ANCESTRALIDADE!


A DEFINIÇÃO DE ORIXÁS É MAIS COMPLEXA DO QUE SE POSSA IMAGINAR
À PRINCÍPIO.
NA MITOLOGIA AFRICANA PREVALECE A PROPOSTA DE QUE UM ORIXÁ É
UM ANCESTRAL ELEVADO À CATEGORIA DIVINA, DEVIDO AO CONTROLE
QUE OBTEVE SOBRE CERTAS FORÇAS DA NATUREZA, COMO O TROVÃO O
VENTO OU A ÁGUA.
ESSA CONCEPÇÃO É REFLETIDA NAS LENDAS QUE SOBREVIVEM HERÓICA
E POETICAMENTE ATÉ HOJE.
CADA CIDADE IORUBÁ TINHA SEU REI, QUE ERA CONSIDERADO UM HERÓI
DIVINIZADO OU A ENCARNAÇÃO DO ORIXÁ ANCESTRAL. DE MODO QUE
ALGUNS ORIXÁS CULTUADOS NUMA DETERMINADA TRIBO, NÃO ERAM
RECONHECIDOS POR OUTRAS.
OS ESCRAVOS TRAZIDOS PARA O BRASIL VIERAM DE DIVERSAS TRIBOS
E ESSA CONVIVÊNCIA FORÇADA FEZ COM QUE OS MEMBROS DESSAS
DIVERSAS TRIBOS RECONHECESSEM E ACEITASSEM OS ORIXÁS DE CADA
UMA. REAGRUPANDO-SE EM TORNO DE UM TERREIRO QUE NÃO ERA O
REINO DE CADA UM, E SIM UM CENTRO DE DEVOÇÃO EM COMUM.
DESSA FORMA, DAS CENTENAS DE ORIXÁS CULTUADOS NA MÃE ÁFRICA,
APENAS VINTE E UM PERMANECERAM SENDO CULTUADOS NO BRASIL.
MUITOS ORIXÁS FORAM FUNDIDOS EM UM ÚNICO ORIXÁ, DE MODO QUE
MEMBROS DE TRIBOS RIVAIS FICASSEM SATISFEITOS.
ESSES ORIXÁS QUE PERMANECERAM, NÃO PODIAM SER LIVREMENTE
CULTUADOS DEVIDO À IMPOSIÇÃO DO CRISTIANISMO. SOFRERAM
ENTÃO O PROCESSO DE SINCRETISMO, OU SEJA, FORAM ASSOCIADOS
E MAQUIADOS SOB A FORMA DE SANTOS CATÓLICOS.
ESSES ORIXÁS ANCESTRAIS POSSUÍAM A CAPACIDADE DE SE ENCARNAR
MOMENTANEAMENTE EM ALGUNS DE SEUS DESCENDENTES ATRAVÉS DO
FENÔMENO DA POSSESSÃO.
OS ORIXÁS TRANSMITIRIAM À SEUS FILHOS SUA SABEDORIA E CARACTE-
RÍSTICAS COMO UMA ESPÉCIE DE IDENTIDADE VIBRATÓRIA.
COMO CADA ORIXÁ TINHA UM DOMÍNIO ESPECÍFICO SOBRE AS MANIFES-
TAÇÕES DA NATUREZA, PASSARAM A REPRESENTAR A ENERGIA VIBRA-
TÓRIA DA MESMA.
COMO HERÓIS MÍTICOS QUE VIVERAM, REINARAM E CONQUISTARAM A
SUA DIVINIZAÇÃO, TERIAM A CAPACIDADE NÃO SÓ DE INTERMEDIAR,
COMO A DE GOVERNAR A VIDA DOS HOMENS.
A MITOLOGIA AFRICANA É MUITO DIVERSIFICADA, TENDO EM VISTA O
TAMANHO DO CONTINENTE. NOS INTERESSA MAIS A MITOLOGIA iORUBÁ
QUE ORIGINOU O CANDOMBLÉ NO BRASIL E A SANTERIA EM CUBA.
NA MITOLOGIA IORUBÁ O DEUS SUPREMO É OLORUM, CHAMADO TAMBÉM
DE OLODUMARÉ. À ESSE DEUS SUPREMO NÃO SE FAZ OFERENDAS, JÁ QUE
ELE É O CRIADOR DE TUDO O QUE EXISTE.
OLORUM CRIOU TUDO O QUE EXISTIA MAIS NÃO CRIOU O HOMEM. ELE
INCUMBIU SEU FILHO OXALÁ DE FAZÊ-LO.
OXALÁ ( É SINCRETIZADO COM JESUS CRISTO, DEVIDO Á SUA
CARACTERÍSTICA DE MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS ).
OXALÁ CRIOU O HOMEM DO FERRO E DEPOIS DA MADEIRA, MAS AMBOS
ERAM MUITO RÍGIDOS. CRIOU O HOMEM DA PEDRA MAIS ERA MUITO FRIO.
TENTOU A ÁGUA MAIS O SER NÃO TOMAVA FORMA DEFINIDA. TENTOU O
FOGO MAIS A CRIATURA SE CONSUMIU. TENTOU O AR E TAMBÉM NÃO
OBTEVE SUCESSO.
DESESPERADO E FRUSTRADO, ENCONTRA A ORIXÁ NANÃ, QUE HABITAVA
AS PROFUNDEZAS DE UM LAGO E RELATA SEU SOFRIMENTO. NANÃ MERGU-
LHA, RETORNA COM LAMA E A ENTREGA À OXALÁ.
ENFIM ELE É BEM SUCEDIDO E CRIA O HOMEM DO BARRO MOLHADO, COM
A AJUDA DE NANÃ. FELÍZ COM O RESULTADO QUE CONSIDEROU PERFEITO
EM SUA CRIAÇÃO, OXALÁ SOPRA-LHE VIDA.
OS HOMENS CRIADOS POR OXALÁ, NÃO POSSUEM UMA CONEXÃO DIRETA
COM O CRIADOR SUPREMO OLORUM, NECESSITAM QUE OXALÁ REALIZE
ESSA CONEXÃO.
AS LENDAS E OS MITOS SÃO DIVERSOS COM MUITAS VERSÕES, VINDAS
DAS DIFERENTES TRIBOS AFRICANAS, MAS SÃO DE UMA INEGÁVEL
SABEDORIA E BELEZA.
A UMBANDA COMPREENDE OS ORIXÁS COMO MANIFESTAÇÕES DO
PRINCÍPÍO DIVINO.
ESSE PRINCÍPIO DIVINO SE IRRADIA EM SETE LINHAS DE FORÇA
CRIADORAS, REPRESENTADAS POR SETE ORIXÁS.
CADA UMA DESSAS LINHAS É DIVIDIDA EM FALANGES, QUE POR SUA VEZ
SÃO DIVIDIDAS EM SUB-FALANGES. ESSAS SUB-FALANGES SÃO ORGANI-
ZADAS EM BANDAS QUE SE DIVIDEM EM LEGIÕES.
ORIXÁS NÃO SE ENTENDE, SE SENTE.
MAIS IMPORTANTE QUE SABER O QUE SÃO VENTOS, OS RAIOS, OU A CHUVA,
E SENTIR E ABSORVER A SUA FORÇA.
OS CABOCLOS NA UMBANDA SÃO ESPÍRITOS DE INDÍGENAS,OU QUE FORAM
INDÍGENAS EM ALGUMA ENCARNAÇÃO, OU AINDA ESPÍRITOS QUE NUNCA
ENCARNARAM COMO INDÍGENAS, MAS OPTARAM EM TRABALHAR NA
CORRENTE ASTRAL DA UMBANDA VESTINDO A ROUPAGEM FLUÍDICA DE
CABOCLOS. OU SEJA, ADOTARAM A FORMA PERISPIRITUAL, VIBRATÓRIA
E COMPORTAMENTAL DE ÍNDIOS GUERREIROS.
ESSES ESPÍRITOS SERIAM OS REPRESENTANTES DOS ORIXÁS (SÍTIOS E
FORÇAS VIBRATÓRIAS DA NATUREZA)
PARA QUE POSSAM TRABALHAR E SE COMUNICAR COM OS HOMENS,
NECESSITAM DE INTERMEDIÁRIOS, QUE SÃO OS MÉDIUNS OU CAVALOS
COMO SÃO CHAMADOS NA UMBANDA.
ASSIM O MÉDIUM X TRABALHA COM O CABOCLO PENA BRANCA QUE POR
SUA VEZ TRABALHA PARA O ORIXÁ (ENERGIA) OXÓSSI, VIBRA OU ATUA
NA ENERGIA DAS MATAS.
EXISTE TODA UMA HIERARQUIA ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL, COMO FOI
MENCIONADO ÀCIMA SOBRE FALANGES, SUB-FALANGES, BANDAS E LEGIÕES
O MAIS IMPORTANTE É QUE SE ENTENDA QUE CABOCLOS NA UMBANDA
TRABALHAM EM SUAS SETE LINHAS E SE MANIFESTAM LEVANDO O AXÉ
(A FORÇA) DOS ORIXÁS PARA OS QUE TÊM FÉ PARA RECEBER.
A ÁREA DE ATUAÇÃO DOS CABOCLOS COMPREENDE TODOS OS SETORES
DA VIDA HUMANA.
SARAVÁ À TODOS OS CABOCLOS
.

MENSAGEM DE JUREMA!

Reconsidere a própria atitude e não se constranja em aceitar as suas deficiências, de modo a corrigi-las.
A revolta envenena-lhe a alma?
A terra só é vale de lágrimas para os olhos do pessimismo.
Saudades aflitivas laceram-lhe a memória?
A mente é a nossa primeira farmácia.
O Homem não tem segredos que sua própria conduta não revele. Yalorixá Katia D'Oxum

segunda-feira, 27 de julho de 2009

SABEDORIA INDIGENA TUPÃ E A CRIAÇÃO!


Nós, os Índios, conhecemos o silêncio. Não temos medo dele. Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras. Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento."Observa, escuta, e logo atua - nos diziam. Esta é a maneira correta de viver.Observa os animais para ver como cuidam de seus filhotes.Observa os anciões para ver como se comportam. Observa o homem branco para ver o que querem. Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos, e então aprenderás. Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar".Com vocês, brancos, é o contrário. Vocês aprendem falando. dão prêmios às crianças que falam mais na escola. Em suas festas, todos tratam de falar. No trabalho estão sempre tendo reuniões nas quais todos interrompem a todos, e todos falam cinco, dez, cem vezes. Chamam isso de "resolver um problema". Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. Precisam preencher o espaço com sons. Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer. Vocês gostam de discutir. Nem sequer permitem que o outro termine uma frase. Sempre interrompem.Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive. Se começas a falar, eu não vou te interromper. Te escutarei. Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo. Mas não vou interromper-te. Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante. Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei. Terás dito o que preciso saber. Não há mais nada a dizer. Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês. Deveriam pensar nas suas palavras como se fossem sementes. Deveriam plantá-las, e permití-las crescer em silêncio. Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando, e que devemos ficar em silêncio para escutá-la. Existem muitas vozes além das nossas... Muitas vozes. Só vamos escutá-las em silêncio. O Criador, cujo coração é o sol, tataravô desse sol que vemos, soprou seu cachimbo e da fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra. Chamou sete anciãos e disse: gostaria que criassem ali uma humanidade. Os anciãos navegaram em uma canoa que era como uma cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles ali depositaram os desenhos-sementes de tudo o que viria a existir. Então eles criaram o primeiro ser humano e disseram: você é o guardião da roça. Estava criado o homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciãos se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a ser o sol. E logo os anciãos fizeram surgir as águas do grande rio Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois que eles geraram a humanidade, um se transformou no sol, e a outra, na Lua. São nossos tataravós

ORAÇÃO INDÍGENA DEDICADA A MÃE JUREMA

Oh! Grande Espírito,Cuja voz ouço nos ventos, e cujo alento dá origem a toda a vida. Ouça-me, sou pequeno e fraco, necessito de Sua força e sabedoria. Deixa-me andar na beleza,Faze meus olhos contemplarem sempre o vermelho e o púrpura do Pôr do Sol. Faze com que minhas mãos respeitem as coisas que criastes,e que meus ouvidos sejam aguçados para ouvir a Tua voz. Faze-me sábio para que eu possa compreender as coisas que ensinaste ao meu povo. Deixa-me aprender as lições que escondeste em cada folha, em cada rocha. Busco força. Não para ser maior que o meu irmão,mas para vencer o maior inimigo, eu mesmo. Faze-me sempre pronto para chegar a Ti,com as mãos limpas e olhar firme, a fim de que quando a vida se apague,como se apaga o poente, o meu espírito possa chegar a Ti sem se envergonhar. Que você possa vir pela água, pelo vento,caminhos limpos ou cheios de folhas de outono. Mas que, de qualquer modo, você venha, e que se cumpram todas as profecias dos Deuses e Deusas que um dia nos conheceram,quando éramos ainda mais crianças em espírito. Que se cumpram todas as promessas que fizemos um ao outro,sob a luz da lua e enquanto tínhamos o solo sagrado sob os nossos pés .Eu te consagro nesse momento e em todos os outros em que ainda vou olhar o horizonte distante, e esperar por você. Eu peço o poder das estrelas e de toda a dança do Universo,Para receber você em meu coração, de onde, na verdade, você nunca saiu.